sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Luz - Trevas - Luz



Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto.
Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado.
E assim também um levita, quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado.
Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele.
Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.
No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e disse-lhe: ‘‘Cuide dele. Quando voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’’.
(Lucas 10:30-35)

Bom, tem muita coisa aqui, vamos por partes. Eu escrevi recentemente um texto sobre essa parábola, você pode clicar aqui para ler. Nele fiz uma apanhagem geral sobre a natureza da pergunta feita pelo mestre da lei, sobre quem é o próximo. Neste, quero interpretar a parábola de forma mais profunda, com maior altitude, saindo do momento e indo de Gênesis a Apocalipse.
Tenho percebido a riqueza das parábolas de Jesus, de uma forma que jamais havia percebido antes. Elas vão da política até a vida após a morte em questão de segundos. Elas se movem de forma inconstante e até bagunçada. Esse é Jesus.
Você já parou para pensar que existe uma grande história sendo contada? Uma história que vai do jardim do Éden a um novo Céu e uma nova Terra. Ela caminha em direção a um “fim” certo. Ela começou na luz e vai terminar na luz.
E essa parábola conta a história da humanidade em poucos versos.

Um homem descia de Jerusalém a Jericó = Adão, você
Jerusalém = Éden
Jericó = Morte eterna
Assaltantes = O diabo e os seus anjos
Lhe tiraram as roupas = Despiram-no da sua imortalidade
Espancaram-no = Persuadiram-lhe ao pecado
Deixando-o quase morto = Vivendo no corpo, mas morto espiritualmente
Sacerdote e levita = Ministros da Antiga Aliança
Um bom samaritano = Jesus Cristo, desprezado e humilhado, o salvador inesperado
Enfaixou-lhe as feridas = Livrou-lhe das limitações do pecado
Óleo = A alegria da nova esperança
Vinho = Exortação para uma vida fervorosa no Espírito
Animal = O Cristo encarnado moído
Hospedaria = A igreja
No dia seguinte = Depois da ressurreição
Hospedeiro = Paulo
Dois denários = A plenitude da vida agora, e a promessa de uma vida futura

A história que está sendo contada é sobre o mundo sendo restaurado, renovado e recriado. É sobre o céu vindo à Terra de forma em que o céu e a Terra se tornem o mesmo lugar. É sobre Deus reafirmando a bondade da sua criação. Esse livro não é sobre evacuação, sobre fuga, não é sobre outro lugar. É sobre engajar esse mundo, porque é o único que temos, é o único que Deus se importa. É onde a história se desenrola.
E Deus é uma dança de amor e generosidade, que de maneira inesperada, nos alerta a respeito da nossa constante remissão. E Ele vai fazer o que for preciso, Ele vai correr em direção ao filho rebelde e dar uma festa, Ele vai deixar as 99 ovelhas em favor de uma, Ele vai deixar as 9 moedas em prol de uma, e quando achá-la, fará uma festa que vale mais que a moeda que Ele achou. Pois o que move Deus é a sua imagem, ela tem valor infinito. E Ele não deixará que a Sua imagem se perca.
E por que graça é tão simples assim? Porque graça é Deus.
São 5 versos, mas são milhares de anos. Anos de seca, anos de escuridão no meio do processo. Mas você já parou para pensar por que o poema da criação em Gênesis 1 tem como refrão “tarde e manhã”? O sábado judaico começa no pôr do sol da sexta-feira, passa pela noite, e acaba em pleno dia. Essa é a nossa jornada. Movendo-nos da escuridão para a luz. Movendo-nos do erro para a verdade. Movendo-nos da ignorância para a sabedoria. O autor está dizendo: “Acorde, venha para a luz! ” Porque essa jornada começou na luz e vai terminar na luz. 

0 comentários:

Postar um comentário

© Harmonia Poliforme, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena