segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Altitude


Quando você lê a Bíblia, altitude é importante. Você pode ler um versículo e estudar as palavras individuais. Você pode refletir sobre uma frase. Você pode olhar para a lógica, fluxo e significado de vários versículos em uma fileira. Você pode estudar um parágrafo ou capítulo.
Ou você pode voar mais alto, olhando para todo o livro.
É isso que quero dizer com altitude: Você pode ler a bíblia de diferentes alturas. E quando você voa mais alto, você vê coisas que perderia se estivesse em voos mais baixos.
Como no livro de Atos. Como ele começa? Com Jesus dizendo aos seus discípulos que eles serão capacitados pelo Espírito para levar sua mensagem aos confins da Terra, começando com Jerusalém e depois a Judéia e Samaria. Jesus, judeu, dizendo aos seus seguidores, em sua maioria judeus, que eles vão deixar a sua pátria judaica e acabarão nos cantos mais distantes da Terra.
Pelo capítulo 8, o que vemos? Que eles ainda estão em Jerusalém! Interessante, não é? Ele diz para eles deixarem a bolha e irem a lugares mais remotos, mas 8 capítulos depois, eles ainda estão lá no mundo que sempre soube. Nós, então, lemos que uma grande perseguição irrompeu contra eles e eles foram espalhados por, espere aí, Judéia e Samaria. Fora da zona de conforto.
Agora, avancemos rapidamente para o fim do livro de Atos. Qual é a cena? O apóstolo Paulo está em Roma. Roma, para um judeu do primeiro século, era literalmente os confins da Terra.
Isso é interessante porque Jesus, antes de morrer, tinha levado seus discípulos à Cesaréia de Filipe, uma cidade dominada pelo paganismo. Os gregos criam que alguns deuses viviam debaixo da Terra, o Hades, reino dos mortos. Literalmente, “Portas do Hades”.
Eles adoravam Pan ali. Dançarinos “ninfos” dançavam danças sexualmente sugestivas para uma multidão frenética. Cabras eram trazidas para fora, e a multidão se envolvia em uma orgia (com humanos e cabras!).
Os judeus diziam que o Messias destruiria as portas do Hades, por causa do seu mal.
Os discípulos se espantaram por Jesus os ter levado para aquele lugar. E então, ele pergunta: “Quem sou eu?” E Pedro responde “Tu és o Messias, filho do Deus vivo!”
“Vivo”, em oposição aos ídolos mortos que o cercavam.
Jesus diz a Pedro que Deus o tinha revelado isso. E então afirma “Sobre essa rocha edificarei a minha igreja” OI???? Esse lugar pagão e pecaminoso??
Jesus estava dizendo que a sua igreja seria construída sobre as ruínas do paganismo, e as portas do Hades jamais prevaleceriam contra ela.
Ele estava construindo uma paixão em seus discípulos. E essa paixão deveria vencer o medo de enfrentar uma cultura hostil e mundana.
Há, então, um arco, uma trajetória, um movimento para o livro de Atos que você só vê se você voar ao mais alto, lendo o livro como uma narrativa contínua. O que você vê é que essa mensagem não pode ser contida por qualquer grupo ou etnia ou localização geográfica. A mensagem do reino de Deus simplesmente não pode ser domada.
Ela se move de Jerusalém a Roma, do conhecido para o desconhecido, do local ao global, de um grupo de pessoas para todas as pessoas.
Ela começa com um grupo específico de pessoas de uma tribo específica, mas se espalha até que esteja no centro do mundo trazendo vida para todos os tipos de pessoas de todas as origens. É uma realidade em expansão.
Você tem um cânon dentro de um cânon? Você acredita que Deus fala através de todo o texto, ou você prefere ficar com os textos aprovados que são evangelicamente domesticados?
Que não tenhamos nenhum desejo de domar o texto.
Queremos deixá-lo fora de sua gaiola e queremos vê-lo em torno de nossas vidas, devorando os nossos ossos. Não queremos ser cientistas metódicos que estudam sobre o assunto e aplicam as devidas normas, métodos e procedimentos para que possam alcançar resultados favoráveis. O impulso moderno é sempre reduzir a mensagem a princípios simplórios. A insistir continuamente que, com bastante trabalho, tudo vai fazer sentido e bola para frente, tudo se alinha depois.
Mas a vida nem sempre se alinha.
A Bíblia não é um livro limpo. Não é um guia para o comportamento adequado. Ela nem sequer parece se importar em ser "relevante" ou não.
A Bíblia é um manifesto revolucionário que poderia te matar em muitas partes do mundo. Ele está vivendo, ele está respirando. E quer que nos rendamos a ele incondicionalmente para que ele possa nos transformar.
Existe sempre algo novo para se conhecer. E uma das maiores doenças que têm infectado a igreja na era moderna é o desejo de reduzir.
O Espírito de Deus é misturado e imprevisível. E isso não é uma heresia. O Espírito se move de maneiras demasiadamente selvagens e desenfreadas e nós temos que correr para dançar no ritmo.
O lugar mais perigoso para se estar no universo é o centro da vontade de Deus.
E é onde queremos estar.
Eu espero que nós nunca pensemos que acertamos.
Eu espero que nós nunca acreditemos que chegamos.
Espero que seja sempre perigoso.
Sempre caótico.
Sempre às avessas.
Nunca resolvido.
Bagunçado.
Nós amamos as Escrituras e queremos que elas varram os nossos pés para fora.

0 comentários:

Postar um comentário

© Harmonia Poliforme, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena