segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Além do problema do mal


No famoso Salmo 91, existe um trecho que diz “Ainda que eu passe pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum”.
Bom, o Salmo não quer fingir que o mal e a morte não existem. Coisas terríveis acontecem também. Tanto com pessoas boas quanto com pessoas más. Mesmo em caminhos da justiça, chegaremos a vales da sombra da morte. Paulo chama isso de dia mau.  O salmista não tenta explicar o mal. Não tenta minimizar o mal. Ele simplesmente diz que não vai teme-lo. Pois de todo poder que o mal tem, ele não tem o poder de deixa-lo com medo.
Certo. Mas isso ainda constitui um problema, aparentemente. Vamos esquematizar.
- Deus é todo-poderoso.
- Deus é bom.
- Coisas terríveis acontecem.
Você consegue conciliar as duas primeiras proposições, mas não a terceira. Talvez esse seja o maior e único problema para a fé.
Você, se manjador de apologética, sabe qual vai ser minha linha de pensamento a partir daqui. Isso aí. Mas não feche a janela ainda. :P
Acontece que como a Bíblia diz, os céus são do Senhor, e a Terra, Ele deu aos filhos dos homens. Por que Deus quer um relacionamento de amor com o homem e não existe amor sem escolha. Então, Deus não criou o mal mas criou a possibilidade do mal. E isso dá equilíbrio à natureza e torna a liberdade de escolha possível. É isso mesmo, Deus está dizendo que não importa o quão feio seja o mal, o mal disfarçado de bem é bem pior. Pois embora pareça que Deus estaria sendo bom tirando a liberdade de escolha e fingindo que está tudo bem e tudo é lindo, Ele sabe que isso é um mal disfarçado de bem. E isso tornaria Deus o causador do mal. No final das contas, a sua tentativa aparentemente lógica de resolver a situação fazendo Deus tirar a liberdade, O tornaria mal de qualquer forma.
Robôs fazendo tudo ao seu bel prazer. Você adoraria se quisesse um mordomo. Mas morreria se almejasse um relacionamento. Bom, Deus definitivamente não quer um mordomo. E você, definitivamente não gostaria de ser.
Se afinal de contas, a bondade de Deus se revela em trazer todos para Si no fim desta vida, independentemente de suas próprias escolhas e vontades, Deus é um rei tirano. E eu não quero passar a eternidade com esse tipo de Deus.
Mas veja, a Bíblia não se ocupa tanto com essa questão. Embora o mal esteja presente em toda a história da humanidade, e consequentemente em histórias da bíblia, Deus não se preocupa muito em colocar os pingos nos I’s. Ele deixa muitas vezes que você subentenda a partir do Seu caráter. Tipo: Não é tão óbvio que eu sou bom????
Mas veja, vamos para uma situação prática.
Quando uma criança é estuprada, os pais não vão estar nem aí para a explicação de que Deus nos ama e por isso devemos ser livres, o que torna outra pessoa livre para estuprar a sua filha.
Isso é verdade? Sim.
Mas não é suficiente no momento de dor.
O relativismo resolve o problema do mal dizendo que ele não existe, e que é uma ilusão da mente mortal. O budismo resolve em termos de reencarnação e em uma lei inexorável de causa e efeito em que a criança estuprada está apenas colhendo as consequências de más ações que cometeu em outra vida.
O cristianismo por outro lado, não parece se preocupar demais em resolver esse problema teoricamente. Ele simplesmente aponta para o escândalo da cruz seguido da esplêndida ressurreição e diz que, em termos práticos, não há mal tão obscuro e obsceno que Deus não possa transformar em bem.
Bom, isso me lembra o primeiro capítulo de Efésios.
“Ele nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o bom propósito que ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos. ” (Ef 1:9-10)
Peraí. O que? Todas as coisas? Fazer convergir todas as coisas?
Olha, “todas as coisas” nessa passagem no grego é a palavra pas, e literalmente significa... todas as coisas. Para você que já estava relativizando. 
Agora, convergir. Veja, outras versões podem dizer resumir, recolher, recontar, recapitular, trazer à tona.
A palavra é anakephalaiossathai. Vamos fazer uma pausa para apreciar o tamanho dessa palavra. Se você usa esta palavra, você não está brincando.
Ana significa novamente. Kephale significa cabeça. Anakephalaiossathai significa trazer todas as coisas a uma só cabeça.
É, Deus vai recontar a história de tudo em Cristo. Reconciliar, renovar, restaurar, pôr tudo sobre uma única cabeça.
Sua dor? Todas as coisas.
Pobreza? Todas as coisas.
Abuso? Todas as coisas.
Racismo? Todas as coisas.
Relacionamentos frustrados? Todas as coisas.
Coisas realmente más? Todas as coisas.
De acordo com Paulo, é isso que traz prazer a Deus. Isso é o que Deus anseia fazer no mundo. Isso é o que Deus está fazendo no mundo agora. Renovando as coisas. E quando tudo estiver pronto, olharemos para toda essa história, com pontos tão realmente tristes e maus, com todas essas fraturas, com todas essas lacunas, com todos esses furos no script, com tudo que não deveria ser mas é, sabendo que Deus não foi o causador de nada disso. Mas que Ele está não apenas apto, mas louco de desejo de fazer todas, todas, todas, todas as coisas novas e lindas novamente em Cristo.  

0 comentários:

Postar um comentário

© Harmonia Poliforme, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena