Você tem ideia do que de
fato significa o evangelho que você diz crer?
“E adorá-la-ão todos os que
habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro
que foi morto desde a fundação do mundo. ” (Apocalipse 13:8)
O
cristianismo incomodou por todos os séculos depois do seu surgimento. Mas,
parece que no século em que vivemos, o evangelho se tornou algo convencional,
uma espécie de cultura. É normal ver alguém se intitulando como
“não-praticante”. Como Francis Schaeffer bem esquematiza em seu livro “A morte
da razão”, no tempo em que vivemos, de forma inédita, as pessoas buscam viver
psicologicamente, valorizando a emoção e experiência às custas de um
assassinato intelectual em virtude de uma preguiça ou inaptidão mental (o mundo
de hoje conhece bastante, comunica-se muito, porém relaciona-se pouco, mas
reflete e compreende pouquíssimo). As coisas hoje não precisam ter significado,
basta apenas ter função estética ou emocional.
Bom, o
cristianismo não é só mais um “ismo”. Mas é a razão absoluta do porquê, para
que e para quem esse universo existe. Se você já leu Gênesis 1 e João 1, sabe
do que eu estou falando. Não é o verbo ou a palavra que fez o universo vir a
existir? Deus falou. Entretanto, o cristianismo é também a razão do porquê,
para que e para quem nós, como seres individuais, estamos aqui.
Quando a
bíblia diz que o Cordeiro foi morto desde a fundação do mundo, não foi porque
João cometeu um erro na hora de escrever, ou porque ele estava louco. A bíblia
nos diz que o Cordeiro foi imolado desde a fundação do mundo, mostrando-nos que
a crucificação de Jesus foi apenas uma manifestação daquilo já havia sido feito
desde a criação, ou seja, antes do pecado em si. Jesus é o preço da criação.
O Cordeiro
já havia morrido no lugar do homem a fim de que o homem não precisasse morrer
devido ao seu pecado essencial. O que acaba com todo e qualquer pensamento de
que Deus tenha levado algum susto com a infidelidade humana ao decorrer da
história e foi tentando diversas formas de salvação até chegar a Cristo. Ou até
mesmo a patética história em que Deus pergunta a todos os seres celestiais quem
iria morrer pela humanidade até que Jesus se oferece. A única forma de salvação
sempre foi através do Cordeiro, o resto apenas serviu para apontar essa
realidade. A bíblia que conhecemos é Jesus Cristo de Gênesis a Apocalipse.
Por isso a
Lei nunca salvou ninguém, e nem poderia, devido à impossibilidade humana de
cumpri-la por completo. Apenas serviu para mostrar o maior pilar do evangelho:
Você é incapaz de se salvar com suas próprias obras. Isso aponta para o
Cordeiro. De modo que a salvação na antiga aliança também se deu por fé.
Em Hebreus
11, vemos a história de vários homens de Deus no antigo testamento. Uma carta
escrita exclusivamente para judeus. Posso ver cada um deles se gloriando de ter
os seus antepassados sendo citados em um capítulo exclusivo, mostrando os seus
grandes feitos e obras. Mas algo parece interromper a narrativa. De repente, o
escritor de Hebreus diz que Moisés por amor a CRISTO, negou ser chamado de
filho da filha de Faraó, considerando sua desonra maior riqueza do que os tesouros do
Egito, pois contemplava sua recompensa. Jesus é a nossa recompensa maior. O
melhor de Deus não está por vir, já veio. Se chama Jesus Cristo. Ele é a nossa recompensa. E enquanto Moisés olhava para
Cristo, permanecemos olhando para Moisés.
Eu sei que
estou a caminho do cumprimento, mas ouso dizer, que mesmo que eu não cumpra
todos os propósitos de Deus para a minha vida, já me dei por satisfeita. Porque
Ele é a minha satisfação, e nenhuma promessa é maior do que Ele. O mundo diz
que precisamos estar insatisfeitos para alcançar. Em Cristo, somos satisfeitos,
por isso alcançamos.
E desde o
princípio, mesmo quando Ele ainda não havia pisado nessa terra, a salvação se
dava pela fé no Cordeiro de Deus. Veja algo interessante que acontece em
Gênesis 5, um capítulo de genealogia. Cada nome que aparece, em sua devida
ordem, com o seu devido significado, aponta para o salvador.
Adão
O primeiro nome, Adão, vem de Adomah , e significa "homem". Como o primeiro homem, isso é bastante simples.
O primeiro nome, Adão, vem de Adomah , e significa "homem". Como o primeiro homem, isso é bastante simples.
Sete
O
filho de Adão foi chamado Sete, o que significa
"designado". Quando ele nasceu Eva disse: "Porque
Deus designou-me outra semente em lugar de Abel, que Caim matou.
"
Enos
O
filho de Seth foi chamado Enos, que significa "mortal”,
"frágil" ou, "miserável". Surge de raizanash:
ser incurável, ferida, sofrimento, aflição, doença ou perversidade (foi
nos dias de Enos que os homens começaram a contaminar o nome do Deus Vivo).
Cainã
O
filho de Enos foi nomeado Cainã, o qual pode significar "sofrimento", "tristeza",
“canto fúnebre", ou "elegia ". A denotação precisamente é um
pouco evasiva.
Maalalel
O
filho de Cainã foi Maalalel, de Mahalal , que significa
"abençoado" ou "louvor". El é um sufixo
para o nome de Deus. Assim, Maalalel significa "o que Deus
abençoou." Muitas vezes os nomes hebraicos incluiam El, o
nome de Deus, como Dani-el , "Deus é meu juiz", Nathani-el ,
"Presente de Deus", etc.
Jarede
O
filho de Maalalel foi nomeado Jarede, do verbo yaradh, que
significa "descerá".
Enoque
O
filho de Jarede foi nomeado Enoque, que significa "ensino" ou
"início". Ele foi o primeiro de quatro gerações de
pregadores. Na verdade, a primeira profecia registrada foi de Enoque, que
surpreendentemente fala sobre a Segunda Vinda de Cristo.
Matusalém
O
nome Matusalém vem de duas raízes: Muth, uma raiz que significa
"morte", e de shalach , que significa
"trazer", ou "enviar". Assim, o nome de Matusalém significa,
"sua morte trará." E, de fato, no ano em que Matusalém morreu, veio o
dilúvio. É interessante que a vida de Matusalém foi um símbolo da misericórdia
de Deus, antecipando a vinda do julgamento do dilúvio. Por conseguinte, é
compreensível que ele foi o homem que viveu mais em toda bíblia, simbolizando a
extensão extrema da misericórdia de Deus.
Lameque
O
filho de Matusalém foi nomeado Lameque, uma raiz ainda evidente na própria palavra, "lamento" ou
"lamentação". Lameque sugere "desesperado”.
Noé
Noé é
derivado de nacham: “para trazer alívio" ou "conforto”.
É
isso mesmo. |O homem| foi designado para| um mortal| sofrimento|, mas o
abençoado de Deus| descerá| ensinando|, e sua morte trará ao| desesperado|,
conforto|.
Eu nunca soube isso dos noooomeeeeeeeeeeeess.
ResponderExcluirMeeeeeeeeeu Deeeeeeeeeeeus, a Bíblia é liiiiiiinda!!! *__*
Bii Brandão.
Kkkkkkkkkk
ExcluirÉ liiiiiinda sim!
:)