quinta-feira, 30 de julho de 2015

Respire


A cada dia, respiramos cerca de 26 mil vezes, o que é algo em torno de 14 mil litros de ar. Deveríamos respirar pelo diafragma, não pelo nosso peito. Mas quando estamos distraídos, estressados, nos movendo muito rápido, temos a tendência de respirar pelo peito. Deveríamos respirar entre 4 e 6 vezes por minuto, mas a maioria de nós acaba respirando de 16 a 20 vezes. Especialistas dizem que deveríamos obter cerca de 99% da nossa energia só da nossa respiração. Acabamos obtendo entre 10 e 20%. Mas, afinal, com tudo que acontece ao nosso redor, entre tantas coisas que temos que fazer todos os dias, quem realmente pensa sobre a sua respiração?
Há uma história sobre um pastor chamado Moisés, que estava vivendo na terra de Midiã. E Deus aparece a ele, falando com ele através de uma sarça ardente. Deus diz: “Moisés, tire suas sandálias, porque o chão que você está pisando é santo”. Moisés estava andando por essa terra há 40 anos. Olha, não é como se o chão se tornasse santo de repente. Foi Moisés que se tornou consciente disso. O que nos leva à pergunta: “Será que estamos pisando em lugar santo o tempo inteiro? ” Passando em arbustos em chamas o tempo inteiro, e porque estamos nos movendo muito rápido ou distraídos, perdemos. Agora, Deus ouviu o clamor do seu povo. E Ele quer que Moisés o resgate. E então Moisés diz: “Certo, quando eu disser que Deus quer libertá-los, eles vão perguntar qual é o nome desse Deus”. E então, Ele responde: “Moisés, diga que o Senhor lhe enviou”.
Essa palavra “Senhor”, se você estiver lendo a bíblia em português, o nome provavelmente vai estar escrito em maiúsculo, “SENHOR”. E esse nome aparece na bíblia cerca de 6 mil vezes. Mas, por incrível que pareça, a bíblia não foi escrita em português, ou mesmo em inglês. Mas em hebraico (Antigo Testamento). E em hebraico, o nome tem essencialmente 4 palavras: Y, H, W, H. Nós chamaríamos apenas de “Javé”. Mas, originalmente, ele é pronunciado: “Iod, Rei, Vav, Rei”. Entretanto, em várias tradições, o nome não pode nem ser pronunciado, por ser considerado tão sagrado e misterioso. Na verdade, os antigos rabinos criam que essas letras serviam basicamente como vogais na língua hebraica. Eles acreditavam que elas eram essencialmente o som da respiração, e por causa disso o nome era impronunciável. YHWH. Seria o nome de Deus, o som da respiração?
No livro de Gênesis, diz que Deus, quando criou a primeira pessoa, pegou o pó da terra que em hebraico é a palavra “adamah”. Por isso, Adão. E então, cria-se esse paradoxo do que significa ser humano. Somos frágeis e vulneráveis. Viemos do pó, como diz Eclesiastes. Voltaremos para o pó, como diz Salmos. Outro dia, meu celular travou e eu quase joguei ele na parede. Quer dizer, por que é que essas coisas conseguem se amontoar sobre nós tão facilmente? Somos frágeis. Se você já caminhou por um corredor de hospital, olhou um caixão, ou já sofreu/viu acontecer algum acidente de carro, você sabe do que eu estou falando. A vida é frágil.  
Por outro lado, Salmos 8 diz que nós fomos coroados de glória e honra. Viemos do sopro do Criador de todas as coisas.
Há milhares de anos, pessoas têm entendido que esta respiração física que todos nós possuímos é, na verdade, o retrato de uma realidade mais profunda. Na bíblia, a palavra para respiração é mesma para espírito. No hebraico, é a palavra “ruah”. No grego, “pneuma”. As escrituras dizem que quando Deus tira o “ruah”, a respiração ou espírito, de todas as criaturas vivas, elas morrem e voltam ao pó. Mas quando Deus envia o “ruah”, elas são criadas. Quando Jesus entrega ao Pai o seu espírito, ele morre imediatamente. Respiração, espírito, a mesma palavra. E os primeiros cristãos pegaram essa ideia e levaram mais adiante. Romanos 8 diz que se o “pneuma” que ressuscitou Jesus dos mortos habita em nós, ele vivificará os nossos corpos mortais. Vida ao pó. Em outras passagens, vemos que o Espírito de Deus nos santifica.
Agora, a palavra “santificar” significa “limpar”. O que essencialmente mostra que quando você deixa Deus entrar, quando você respira, acontece que você se torna ciente de todas as coisas que você deve deixar para trás. O que está te incomodando? O que te deixa ansioso? O que está ocupando a sua mente? Existe algo que você precisa botar para fora? A bíblia diz que Deus nos dá o Espírito sem limites.
Como diz em Efésios 4, há um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, por todos e em todos. Ou como disse Jesus, Deus é Espírito, e importa que o adoremos em Espírito. Você é uma criação sagrada de Deus. O sopro divino está fluindo através de você agora mesmo. Você é terra santa. E há uma santidade disponível para as pessoas ao seu redor.
Desacelere. Veja que o chão que você está pisando é santo. E finalmente, perceba que é em YHWH que vivemos, existimos, nos movemos e respiramos.
Quando um bebê nasce, qual é a primeira coisa que ele deve fazer? Tomar o primeiro fôlego ou chamar por Deus? Ele não sabe falar. E o que é a última coisa que você fará quando morrer? É tomar o seu último suspiro. Você não terá forças para falar. É possível que você esteja tendo uma refeição com um amigo, e a medida em que vocês vão conversando, ele diz com todo o fôlego “Não há Deus”, e a única coisa que você pode ouvir é “YHWH”.




4 comentários:

© Harmonia Poliforme, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena